Ação conjunta para fiscalização das condições de trabalho em áreas rurais
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul – Foto: Divulgação
A Polícia Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Rodoviária Federal, está realizando a Operação Resgate IV. Essa ação visa fiscalizar e combater o trabalho em condições análogas à escravidão na região do Vale do Rio Pardo a partir desta segunda-feira, dia 19 de agosto.
A Polícia Federal é responsável por garantir a segurança das equipes do MPT e MTE durante as operações e exercer a função de polícia judiciária em casos de flagrante e abertura de inquérito derivado de irregularidades encontradas.
O trabalho em condições semelhantes à escravidão é criminalizado com base em quatro condutas específicas: submeter a vítima a trabalho forçado, impor jornadas exaustivas, submeter a vítima a condições de trabalho degradantes e restringir a locomoção da vítima devido a dívidas com o empregador ou representante. Cada uma dessas formas de exploração, embora distintas, podem ser observadas na realidade das relações de trabalho de forma combinada.
Para conferir as últimas notícias, acesse aqui. Siga o site Portal de Camaquã nas redes sociais: