Foi aprovado recentemente o Concurso MCTI, com um total de 55 vagas disponíveis para preenchimento imediato. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação agora tem autorização para contratação de servidores efetivos em três unidades de pesquisa.
Em 2023, o MCTI recebeu um grande número de autorizações, com um total de 814 vagas. Dentre elas, 265 eram para o cargo de Tecnologista, 253 para o cargo de Pesquisador e 296 para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.
Vagas no Concurso MCTI
As vagas oferecidas serão para as funções de Tecnologista e Pesquisador, distribuídas da seguinte forma:
Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP)
- 5 vagas para Pesquisador;
- 2 vagas para Tecnologista.
Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA)
- 10 vagas para Pesquisador;
- 9 vagas para Tecnologista.
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
- 19 vagas para Pesquisador;
- 10 vagas para Tecnologista.
As vagas para Analista serão ofertadas por meio do Concurso Nacional Unificado, com distribuição em diversos blocos. No entanto, as oportunidades para Tecnologista e Pesquisador, em cada unidade, serão autônomas em concursos separados.
Edital previsto até fevereiro de 2025
Na autorização do concurso MCTI, publicada hoje, quarta-feira (14), assinada por Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, é especificado que o edital será publicado em, no máximo, seis meses. Isso significa que os detalhes do edital estarão disponíveis até 10 de fevereiro de 2025.
Com essa autorização, o próximo passo será a formação de uma comissão composta por servidores. Em seguida, será iniciado o processo de contratação da banca organizadora, responsável pela recepção das inscrições e realização das provas.
Últimos editais do Concurso MCTI
Os editais publicados em 2023 ofereceram diversas oportunidades para os cargos de Tecnologista e Pesquisador. Para ambas as funções, era necessário possuir ensino superior completo. Para o cargo de Pesquisador, era exigido o título de doutorado, além de experiência no setor.
No caso dos Tecnologistas, era requerido o título de mestre ou experiência mínima de três anos em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área correspondente.
Etapas do concurso
As etapas de avaliação dos candidatos incluíram:
- Prova escrita discursiva;
- Defesa pública do memorial e do plano de pesquisa;
- Análise e avaliação de títulos.
A prova discursiva geralmente tem duração de quatro horas e possui caráter classificatório e eliminatório.